window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'G-Y9RM7GD3T4');
Por Jaconias Neto
O deputado estadual Valmir Moretto (Republicanos) concluiu nesta quinta-feira (21) uma série de articulações em defesa da Santa Casa de Pontes e Lacerda, hospital que é referência para toda a região Oeste.
Na quarta-feira à noite (20), Moretto já havia se reunido com o secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, para tratar da situação da unidade. Ontem (21), o parlamentar voltou a se reunir com Figueiredo e também com o secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Garcia, além de prefeitos do Consórcio de Saúde do Vale do Guaporé (CISVAG), entre eles Leandro Félix (Vale do São Domingos), Rogério (Comodoro), Jackson (Pontes e Lacerda), Airton Lagoano (Nova Lacerda) e o prefeito e presidente do consórcio Irineu Parmeggiani.
As discussões tiveram como foco a definição de um novo modelo de cooperação entre Estado e municípios para reforçar o financiamento da Santa Casa. A proposta acordada prevê que os prefeitos também ajudem com suporte financeiro, enquanto o Governo do Estado amplia sua parcela de contribuição.
O desfecho positivo veio ainda na tarde de ontem: o governador Mauro Mendes, sensível à causa, confirmou o incremento de R$ 2,8 milhões em repasses para a Santa Casa, divididos em cinco parcelas até dezembro. Após esse período, um novo estudo técnico da Secretaria de Estado de Saúde será apresentado para avaliar a produtividade da unidade e a possibilidade de novos reajustes.
Para Moretto, o resultado é fruto de união e responsabilidade:
“A Santa Casa é essencial para o atendimento de toda a população do Vale do Guaporé. Essa conquista é a prova de que, quando governo e municípios caminham juntos, quem ganha é o cidadão que precisa de saúde de qualidade”, destacou o deputado.